sexta-feira, outubro 13, 2006

Aulinha de História


Só mesmo quando estamos longe do nosso país é que nos lembramos destas coisas. Por isso aqui vai o significado da bandeira de Portugal ( para os mais esquecidos, é claro. Porque a 4ª classe já foi há muito tempo).

A bandeira de Portugal é um rectângulo com proporções 2:3, dividido verticalmente em verde (a 2/5 do comprimento) e vermelho (3/5). Quando desfraldada, a parte verde fica do lado do mastro. Centrado na linha de separação entre o verde e o vermelho está o brasão de armas de Portugal, consistindo numa esfera armilar sobreposta pelo tradicional escudo português, que é de prata, com cinco escudetes de azul carregados de cinco besantes de prata e bordadura de vermelho, com sete castelos de ouro. A bandeira foi oficialmente adoptada a 30 de Junho de 1911.
A bandeira tem um significado republicano e iberista.
As cores da bandeira derivam do Partido Republicano Português: o vermelho é uma das cores tradicionais do Federalismo Ibérico e o verde era a cor que convinha aos homens do futuro, isto é, aos positivistas.
Durante o Estado Novo (1933 até 1974) o regime autoritário que governou o País dizia que o verde representava as florestas de Portugal e que o vermelho representava o sangue dos que tinham morrido ao serviço da Nação.
No seu centro, acha-se o escudo de armas portuguesas (um desenvolvimento da antiga bandeira dos reis), sobreposto a uma esfera armilar a qual veio substituir a coroa da velha Bandeira da Monarquia Constitucional. A esfera armilar representa o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio.
Os cinco pontos brancos representados nos cinco escudos no centro da bandeira fazem referência a uma lenda relacionada com o primeiro rei de Portugal. A história diz que antes da Batalha de Ourique, D. Afonso Henriques rezava pela protecção dos portugueses quando teve uma visão de Jesus na cruz. D. Afonso Henriques ganhou a batalha, e em sinal de gratidão incorporou o estigma na bandeira de seu pai, que era uma cruz azul em campo branco. As cinco quinas simbolizam os 5 reis mouros derrotados por D. Afonso Henriques na batalha de Ourique. E os 5 pontos brancos dentro de cada quina representam as 5 chagas de Cristo.
Tradicionalmente, os sete castelos representam as vitórias dos portugueses sobre os seus inimigos, e simbolizam também o Reino do Algarve, ou seja, as sete localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros. (ainda que, na verdade, a presença dos castelos se deva aos casamentos dos reis portugueses com infantas castelhanas, cujas armas eram, precisamente, os castelos).


2 comentários:

A Gata Cristie disse...

Sim, senhor. Muito bem. Agora já posso brilhar com estes conhecimentos.

Beijo

Anónimo disse...

Muito bem! Quando quiser dar uma aula sobre a bandeira portuguesa já sei onde venho. :P