terça-feira, abril 14, 2009

Aldeia do José Franco

Tenho muitas memórias de infância, e esta é sem dúvida uma delas.

Em Mafra, no Sobreiro, há uma aldeia em miniatura toda construída em barro.
Lembro-me de lá ir e de me sentir crescida, bem no meio de uma aldeia que era, mais ou menos, da minha proporção.

A aldeia típica regional é um verdadeiro museu etnográfico.
José Franco concebeu uma réplica de uma aldeia saloia dos arredores de Lisboa.

No final da visita, o pão com chouriço é da praxe.

José Franco, oleiro, ceramista e escultor português.
(1920-2009)

"... artista do barro e da vida - um grande homem do povo - um português que nasceu com o dom misterioso da beleza e a distribui como um bem de todos..."

Jorge Amado

2 comentários:

Jay Cee disse...

Desconhecia por completo esta mini aldeia! E aqui tão perto de LX.

Tintim disse...

Ahh tantas tardes lá passadas e a sentir-me grande :))